Você já deve ter ouvido o ditado a “prática leva a perfeição”, pois bem, na cronometragem não é diferente. Para se tornar um especialista em cronometragem esportiva precisamos de muitos testes, experiência e prática constante.
Confira abaixo uma lista com as melhores práticas para realizar a cronometragem de provas de qualquer tipo e tamanho. Afinal a pratica leva a perfeição, porém boas dicas não fazem mal a ninguém. Checklist
Tente criar um checklist separando o evento em etapas, como, antes do evento, durante o evento e depois do evento. Dentro de cada etapa liste as principais tarefas ordenando elas por importância, assim você não deixará nenhum detalhe passar despercebido.
Teste de equipamentos
Não esqueça de testar todos os equipamentos nos dias que antecedem a prova, em muitos casos os equipamentos podem ter sido danificados durante o último evento realizado. Planeje com antecedência e teste cada detalhe dos seus equipamento para não ter grandes surpresas no dia da prova.
Peças de reposição
Tenha sempre junto ao seu material peças de reposição, se algum equipamento como antenas, cabos, maleta de cronometragem ou notebook apresentar uma falha, você estará tranquilo. No caso de um atleta tropeçar em algum cabo, derrubar e danificar uma antena, o seu equipamento de backup vai estar lá disponível para isso. A prova não pode parar!
Nobreak
A falta de energia no dia do evento é um problema potencial e pode derrubar toda a estrutura de cronometragem. Utilize um sistema de no-break ou mesmo uma bateria externa que possa suportar seu equipamento em caso de queda de energia. Se você estiver preparado, a prova irá continuar sem problemas.
Cabos de qualidade
Todo o sistema está conectado através dos cabos e quando esses não possuem qualidade e comprimento adequados podem transformar a leitura das passagens dos atletas um desastre. Busque cabos com qualidade garantida, mesmo que o custo inicial seja mais elevado que outros modelos, farão toda a diferença.
Equipe treinada
Você levanta no dia da prova com uma febre de 37 graus, e agora o que você faz? Para esses momentos tenha sempre uma equipe reserva, seu time não pode ser composto exclusivamente por você. Isso também é verdade quando estiver buscando mais provas no mesmo dia, irá precisar aumentar seu time. Não deixe isso para última hora, profissionais treinados serão uteis mais cedo ou mais tarde.
Sistema de backup
Não espere que tudo de errado no dia da prova para ai sim se preocupar com um sistema de backup. Utilize um sistema de gravação da chegada dos atletas, até mesmo a câmera do seu celular serve. Uma prancheta para anotar a sequência de chegada dos atletas manualmente vai lhe ajudar bastante. Espere pelo melhor, prepare-se para o pior!
Neste artigo trouxemos as boas práticas a serem utilizadas na cronometragem esportiva, espero que tenha sido de grande utilidade e não esqueça de conferir os outros materiais que preparamos para você.
Até a próxima!